Quatro artistas da TV Globo desembarcaram na manhã de sábado, 26, no aeroporto de Marabá, para participar de um ato público em Rondon do Pará, que lembrou a passagem dos onze anos do assassinato de José Dutra da Costa, o "Dezinho", morto em novembro de 2000. Do aeroporto, os atrizes Camila Pitanga e Letícia Sabatella e os atores Sérgio Marone e Osmar Prado, juntamente com várias lideranças sindicais, seguiram direto para o local do evento, na praça principal de Rondon do Pará. Na cidade, os artistas posaram para fotos, distribuíram autógrafos e participaram de várias reuniões com autoridades e representantes da sociedade civil.

Há cerca de seis anos, os artistas, que fazem parte de uma organização não governamental de direitos humanos, resolveram abraçar a causa da agricultora Maria Joel, viúva do sindicalista "Dezinho", executado a mando de fazendeiros e pecuaristas da região. Marcada para morrer, Maria Joel assumiu o papel do marido e se tornou uma liderança na luta contra a violência e impunidade no campo. Antes do ato público e da caminhada, os artistas se reuniram com o juiz da comarca local, Gabriel Ribeiro. "Tenho acompanhado o seu trabalho e sei que o senhor é comprometido com a justiça e com as causas sociais", disse a atriz Camila Pitanga, depois de abraçar o magistrado.



hoje dia 26 de Novembro, em Rondon do Pará, Pará, se realizou um Ato Público em favor de Maria Joel e outros ameaçados de morte na Amazônia. Do MHuD, estarão presentes, entre outros: Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Osmar Prado e Sergio Marone, que caminharam pelas ruas de Rondon do Pará. Maria Joel Dias viúva de José Dutra da Costa, que foi assassinado em 21.11.2000 quando presidia o mesmo sindicato

A filha Joelma se emociona ao lembrar, da frieza com que foi assasino o seu pai, e garante que estará sempre na luta em prol dos trabalhadores.







Letícia Sabatella declarou que mortes e crimes são coisas que são feitas para desestimular a luta por uma justiça social, uma melhor distribuição de renda e recursos, de uma boa utilização do nosso patrimônio. “Neste momento, nós estamos aqui para mostrar que existe uma força, há pessoas que olham por eles, que tão juntos, e de algum modo acreditamos nesta luta, estando onde nós estivermos”

Para a atriz Camila Pitanga, a intenção é virar a página da impunidade no campo. “A gente quer que Rondon do Pará vire a página e saia desta imagem de lugar violento, de terra de impunidade, para um lugar de paz, de conciliação de todas as classes sociais”, afirmou.



DÉZINHO, A SUA MORTE NÃO VAI SER EM VÃO.OUTROS DÉZINHO SURGIRÃO, PRA LUTAR PELO SEU POVO.


Enfrentaram o sol do Pará em nome da Vida e da Paz em Rondon do Pará

Os casais de ambientalista assasinado em Ipixuna, pela ganancia dos madereiros tambem é lembrados, estanpado nas camisas.

DIRETO DE RONDON DO PARÁ.ESSA MOÇA DE VESTIDO É A COMPANHEIRA JOELIMA, FILHA DO SINDICALISTA DÉZINHO.

Indignada´pela perca do marido assasinado, a Viuva Maria Joelma, fala de outrs varias viuvas... que são assasinada por pessoas egoista que querem a terra somente para eles não respeitando a ninguem.

Maria Joel, viúva de Dezinho assumiu a luta, e hoje estaria sendo ameaçada por fazendeiros de Rondon do Pará, que prometem realizar o ato em represálias às manifestações agendadas por organizações que defendem os direitos humanos e o STR de Rondon do Pará. Veja
AQUI matéria veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo.

DIRETO DE RONDON DO PARÁ.DEPUTADA ESTADUAL BERNADETE E A DONA MARIA JOELMA, VIÚVA DE DÉZINHO;