quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comunista Neuton Miranda

Neuton Miranda faleceu no sábado, 20 de fevereiro de 2010, vítima de um fulminante ataque cardíaco. Miranda estava trabalhando a serviço do governo federal, distribuindo títulos de propriedade de terras a populações ribeirinhas no município de Belterra, região de Santarém, Oeste do ParáTragetória de Luta de Neuton Miranda

Líder estudantil em 1968, Neuton Miranda participava da Ação Popular e foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes na gestão de Honestino Guimarães. Perseguido, viveu uma parte de sua vida na clandestinidade durante o periodo mais repressivo da ditaduara militar. Em 1972 decidiu somar-se às fileiras do PCdoB e foi destacado por João Amazonas para organizar o partido no estado ao lado de Paulo Fonteles e Neco Panzera. Era casado com a professora universitária Leila Mourão e tinha uma filha, Janaína.

Durante 38 anos, Neuton foi militante do Partido Comunista do Brasil. Também era membro de seu Comitê Central e presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Pará. Já foi deputado estadual e candidato ao Senado, tendo obtido expressiva votação. Estava exercendo também importante função no governo federal, como superitendente do Patrimônio da União no Pará. Neuton chegou a ser premiado nacionalmente pelo trabalho que desenvolvia na SPU.

matérias do: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: